terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Lei institui o Dia Nacional da Leitura

Será comemorado no dia 12 de outubro o Dia Nacional da Leitura, de acordo com o que estabelece a Lei nº 11.899, publicada no Diário Oficial da União. A norma foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, declarando ainda que no mesmo período será celebrada a Semana Nacional de Leitura e da Literatura.

Lula ressalta importância da leitura para reduzir desigualdade

Ao participar na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, da cerimônia alusiva ao centenário da morte do escritor Machado de Assis, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ressaltou os programas do governo para facilitar o acesso dos pobres à leitura. O presidente mencionou, entre outras ações, a implantação de bibliotecas públicas em 630 cidades até o final de 2008; e o programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, que já levou 1,2 milhão de livros para 618 mil famílias de agricultores familiares, assentados, quilombolas e indígenas.

"O maior incentivo da leitura será a redução das desigualdades sociais", disse Lula, que também citou Machado de Assis: Palavra puxa palavra, uma idéia traz outra e, assim, se faz um livro, um governo ou uma revolução. "Façamos juntos a revolução do livro e da leitura em nosso país", afirmou o presidente

Nenhum comentário: